Cláudia Magnólia
Fernanda Maia
Rita Barreto
Solange Borges
...tem sua essência formada de letras e não sabe viver desassociada do mundo das palavras.
Jornalista encantada pelo universo feminino e apaixonada por Camaçari, município onde vive desde que nasceu, uniu essas duas paixões e criou, em 2016, junto com as comunicólogas Elba Coelho e Joice Santos, o blog Camaçari Mulher com o objetivo de valorizar as figuras femininas da cidade.
...Publicitária e Fotógrafa, tenho 28 anos e descobri na fotografia um modo de revelar meu olhar sobre tudo que me rodeia. Desenvolvo trabalhos profissionais na fotografia comercial, mas também executo projetos no intuito de despertar consciência crítica e empoderamento de pessoas através da fotografia. Acredito na arte como instrumento, não só de ativismo e reforma interna, mas também social.
...Fotógrafa paulista, se dedica à produção fotográfica de conteúdos editoriais e realiza um minucioso trabalho autoral, desde 2004, acompanhando o cotidiano social e cultural da tribo Kuikuro do Alto Xingú, no Mato Grosso.
Participou de 14 exposições coletivas e 3 individuais, com destaque à “CRIA BRASIL” da Associação Alemã-Brasileira Educacional e Cultural, EVA em Stuttgart/Alemanha com a temática “Festa do Índio”.
Detém 17 premiações em salões, Bienais, concursos nacionais e internacionais, com um 1º Lugar na Categoria Cor no 10º Concurso Leica/Fotografe Melhor e menção honrosa no International Photography Awards, de 2011, Los Angeles na categoria Pessoas/Cultura.
Em 2017 participou da publicação “100 FOTÓGRAFOS FOCAM O BRASIL” com patrocínio da State Grid Brazil Holding – Ministério da Cultura.
...filha de Joselito Borges, irmã, mãe, avô. Ativista social, empregada doméstica, lavadeira, manicure, costureira, secretaria, funcionária pública concursada, graduada em letras...
Hoje desenvolvo o projeto Culinária de Terreiro, no Unzo N'Ganga Kuatelesa Ninza. Que visa valorizar a gastronomia afro brasileira bem como quebrar preconceitos e desmitificar a ideia que é passada em relação aos unzos, expor que lá é lugar de paz, conforto, acolhimento, local para voltar as suas raízes, de por os pés no chão e sentir a energia do sagrado.
O Candomblé bem como sua representação me motiva porque é algo que eu acredito e quero continuar discutindo, promovendo, estudando e investigando.
“Acompanho a exposição Universo Feminino desde a primeira edição, sempre fui fã da iniciativa do CAFC e me senti honrada com o convite para participar
do júri. Atribuir nota a cada uma das centenas de fotografias que tentaram responder a uma pergunta tão paradoxal foi uma grande responsabilidade e uma experiência tocante, que me deixou ainda mais instigada a estudar a pluralidade feminina na nossa sociedade.“
A opinião de
Claudia Magnólia
sobre o evento...
A opinião de
Fernanda Maia
sobre o evento...
“A participação na curadoria do Universo Feminino me fez relembrar a importância da fotografia no ativismo social. Ver tantas representações do feminino nos
enche de esperança quanto à mudança no olhar das pessoas sobre o tema. As mulheres preenchem, de fato,
uma ótica para além da estética, são poesias retratadas."
A opinião de
Rita Barreto
sobre o evento...
“Gostei muito de participar como jurada. Contente com o resultado.”
A opinião de
Rita Barreto
sobre o evento...
“Confesso que fiquei encantada com as possibilidades da fotografia! Fotos belíssimas! Trabalho árduo e doloroso escolher 30 de 295! Enfim, resultado realizado fico
feliz em meio a um time de especialistas ver que meu olhar concordou com as demais em muitas fotos. Parabéns aos profissionais que enviaram as fotos por preencher
meu viver com lindas imagens! ”